Durante a quadra natalícia somos envolvidos pelo espírito do amor, da gratidão e da celebração. Renasce a união na família e entre amigos, multiplicam-se as atitudes de generosidade e amor e desejamos fortalecer os laços que nos unem.
Ao mesmo tempo somos confrontados com a dura realidade das obrigações, expectativas e tensões associadas. É preciso escolher presentes perfeitos, não desiludir, cozinhar o melhor menu e ainda sentir e demonstrar felicidade plena. Por vezes, tudo isto pode tornar-se demasiado exigente e resultar no oposto ao desejado.
Sem desesperar e pelo próprio espírito de natal, há que parar e procurar soluções que reduzirão o stresse e a ansiedade e que até ajudarão a aumentar a conexão e a harmonia familiar.
Aqui ficam algumas dicas:
Mudar de perspetiva: Aproveitar os momentos com os entes queridos e fazer disso a prioridade, substituindo o “valor consumo” pelo “valor emocional”, oferecendo tempo, dedicação e amor. Muitas vezes são os gestos simples que fazem a diferença no bem-estar e que resultam em memórias emocionais inesquecíveis.
Tempo de Qualidade em Família: Planear atividades que possam ser desfrutadas por todos. Seja escolher presentes, a cozinhar ou a partilhar histórias, o importante é estarem juntos.
Comunicação Positiva: Tentar escutar, realmente escutar, não apenas as palavras, mas o que está para além delas, de forma empática. Expressar os sentimentos de forma construtiva, sendo emocionalmente congruente e honesto, comunicando o que sente e o que necessita.
Expressão de Gratidão: Criar momentos em que cada membro da família possa expressar o que mais aprecia nos outros, incluindo o relato de situações “felizes” ao longo do ano. Estes momentos podem por si só aumentar significativamente a harmonia e o entendimento mútuo.Criar de Novas Tradições: Desde um jogo especial de Natal ou uma noite de filmes temáticos, algo que todos possam esperar ansiosamente a cada ano.Aceitar que algumas divergências são inevitáveis: Como parte de um comportamento de maior aceitação, poderá ser mais compreensivo consigo mesmo e dar a si próprio o espaço necessário para o autocuidado.
Lembre-se de que não existem famílias perfeitas e não haverá perfeição no Natal.
Respeitarmo-nos, cuidarmo-nos e contactarmos com as emoções, pensamentos e comportamentos que estão presentes nestes momentos, de forma a regular e aprofundar uma genuína proximidade interna e externa eleva a conexão que partilhamos com aqueles que amamos!
E isto sim é a verdadeira magia do Natal.
Desejo a todas as famílias uma quadra festiva cheia de amor, paz e harmonia!
Opmerkingen