top of page

3 passos para lidar com a procrastinação (mesmo sem vontade!)

Foto do escritor: Cristina BaptistaCristina Baptista

Proponho-lhe um desafio. Se eu lhe disser que a resposta é:

TPC. Tarefas. Ir para a cama. Preparar-se para a escola. Estudar.

Qual será a pergunta? …

Se respondeu: “Quais são as coisas que crianças e jovens nunca têm vontade de fazer?”, acertou!

Todos os pais e mães sabem isso. E estão completamente familiarizados com este tipo de frases: “Faço depois…"; "Já vou."; "Agora não tenhor vontade.”...

Fazer com que as crianças e os jovens comecem uma tarefa que eles não querem fazer — como TPC de matemática, limpar o quarto ou até mesmo passear o cão — é muito parecido a uma tentativa de convencê-los de que peixe cozido é delicioso (quando a grande maioria de nós sabe que não é exatamente assim... certo?).


E se eu lhe dissesse que há passos simples que podem ajudar as crianças e os jovens a iniciar as tarefas? Até mesmo aquelas que eles "nunca têm vontade".


Aqui estão três coisas que se podem explicar para pararem de procrastinar e ajudar a dar início ao trabalho. Pequenos passos administráveis um de cada vez:


  1. O teu eu futuro também não vai ter vontade.

“Quando as pessoas pensam em si mesmas no futuro, é como se estivessem a ver uma pessoa completamente diferente... como um estranho na rua.”
Hal Hershfield, psicólogo da UCLA

Vários estudos descobriram que as pessoas frequentemente tratam os “eus” futuros como estranhos. Quando pensam nesses “eus” futuros, os cérebros ativam áreas semelhantes às que ativam quando pensam em outras pessoas, em vez daquelas que ativam quando pensam nos seus “eus” atuais.

Para ajudar as crianças e os jovens a neutralizar esse efeito, faça com que elas comecem a falar sobre os seus “eus” futuros com compaixão. Por exemplo: “Não quero deixar essa tarefa de casa para o Manuel do Futuro, então é melhor fazer agora.”


  1. Ação cria motivação.

“Não espere; o momento nunca será 'exatamente certo'. Comece onde está e trabalhe com quaisquer ferramentas que tenha à sua disposição, e melhores ferramentas serão encontradas à medida que for avançando.”
Napolean Hill, autor de Think & Grow Rich

O maior mito que as crianças, jovens (e sejamos honestos, os adultos também) acreditam sobre fazer as coisas é que é preciso estarem motivadas para começar. Na verdade, se todos esperássemos a motivação chegar, nada seria feito!

É fundamental ensinar que a ação vem primeiro e a motivação vem depois.


  1. Divida grandes tarefas em pequenos passos.

“Existem apenas três coisas que podemos fazer que criarão uma mudança duradoura: ter uma epifania, mudar o ambiente ou mudar hábitos de forma gradual.”
BJ Fogg, autor de Tiny Habits

Ainda não conseguem começar? Tente assim — divida essa tarefa "gigante" e intimidadora no menor primeiro passo possível.

Em vez de pensar no monte de TPC que tem para fazer, ensine a dividir por passos e por mais ridículo que parece, vá até ao limite, até um passo que seja tão pequeno que não possa ser de forma alguma intimidador.

- Começar com o TPC de matemática? Demasiado grande.

- Começar a resolver uma equação? Ainda é muito grande.

- Só abrir o livro? Perfeito!


Explicar estes três conceitos fora de um momento de procrastinação pode ajudar a preparar as crianças e os jovens para colocarem estas ideias em prática quando for necessário.

Por outras palavras, não adie a conversa sobre as maneiras de acabar com a procrastinação! 😉

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page